16 janeiro, 2017

Resenha: O Xangô de Baker Street

Esse livro está na minha estante faz anos, mas nunca dei atenção pra ele, apesar de adorar Sherlock Holmes, achei que uma história que não fosse escrita pelo Sir Arthur Conan Doyle seria um fracasso, mas para completar os desafios tive que dar uma chance.

Sinopse: Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém, aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte.
O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se escusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios - mas que para felicidade do leitos brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.

Essa é uma história com momentos realmente impagáveis, como quando Sherlock Holmes fuma maconha (cannabis sativa) pela primeira vez e a invenção do termo "serial killer", e é bastante cheia de conteúdo, pra mim, que não sou uma leitora atenta no início da história, foi bem complicado de entender, pois Jô Soares apresenta diversas figuras históricas como seus personagens e decorar todos aqueles nomes parecido é beem complicado. Por esse motivo, no final do livro, quando o nome do assassino foi revelado, eu não fazia a MÍNIMA ideia de quem se tratava, tive que voltar lá pra início e reler algumas páginas até ligar o nome à pessoa.

Nas primeiras 150 páginas eu estava achando o livro bem maçante, muitos personagens expostos e a história não tinha continuidade nunca, mas depois que o enredo finalmente começou a andar eu me vi envolvida na busca pelo serial killer. Esse também é um daqueles livros surpreendentes, que até as últimas páginas nos leva a crer em uma coisa e depois prova que estamos completamente errados, não é possível adivinhar quem é o assassino e muito menos quem será a última vítima dele. No início do livro eu não via a hora de terminá-lo, mas quando faltavam apenas 10 páginas para o fim eu me vi pedindo que mais páginas brotassem na minha mão, porque o livro não poderia acabar assim.

Depois que terminei a leitura minha primeira reação foi ODIAR o Jô Soares e qualquer envolvido na criação desse livro R I D Í C U LO que mancha o nome do meu tão amado Sherlock, se ele me permite a intimidade. Assim que eu digeri a história, refleti sobre o final e tive em mente que ninguém é perfeito, meu ódio se transformou em amor e eu pude admirar o quão indescritivelmente fantásticamente surpreendente foi o final.

Enfim, não há maneira de explicar a sensação que o leitor sente no final sem dar spoiler, então eu só peço que todos os fãs de Sherlock Holmes ou dos serial killers da história deem uma chance ao Jô Soares, as características do detetive são um pouco diferentes das originais e existem tantos personagens envolvidos que fica confuso, mas eu prometo que a última página compensa tudo!

INFORMAÇÕES GERAIS:
Título original: O Xangô de Baker Street
Autor: Jô Soares
Ano de publicação: 1995
Gênero: Romance policial
Nº de páginas: 343
Classificação: 4/5
Data do início da leitura: 03/01/17
Data do término: 13/01/17

DESAFIOS:
Livreando: Livro com autor que nasceu em janeiro
Bingo: Livro com psicopata/serial killer

0 comentários:

Postar um comentário

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com