28 abril, 2017

Resenha: Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus

Sinopse: Marcianos dão muita importância ao trabalho, à competência, às conquistas. Venusianas gostam de conversar para criar relações e compartilhar sentimentos. Marcianos são os homens, venusianas são as mulheres, e essas diferenças são apenas algumas na verdadeira teia de divergências que fazem com que os dois sexos não se entendam. Um guia seguro para que um homem entenda, por exemplo, que o desabafo é uma atitude tipicamente feminina. E a mulher perceba que se trancar a sete chaves com seus problmas é uma atitude masculina. Servindo de intérprete entre linguagens diversos, Gray não garante a volta ao Paraíso. Mas aponta o caminho.

Nunca tinha lido nada do gênero auto-ajuda, sempre achei que eram livros pejorativos que iam apenas me irritar, mas com o Desafio Literário Livreando tive que achar um autor da minha estante que fizesse aniversário em abril, o único era o Dr. John Gray. Não sabia muito sobre o livro quando comecei a ler, mas sempre achei o título bem engraçado, logo nas primeiras páginas percebi que seria uma leitura bastante divertida. No final, percebi que amei o livro, não sei se gosto do gênero, pra isso terei que ler alguns outros, mas com certeza adorei o autor.

John Gray é um terapeuta de casais que decidiu escrever um livro expondo sua teoria, que ajudou muitos casais a se reconciliarem. Ele conta que homens e mulheres vieram de planetas diferentes: os homens de Marte e as mulheres de Vênus, assim, no início, nenhum casal brigava, pois entendiam que por serem de mundos diferentes, agiam de maneiras diferentes diante de situações. Depois de um tempo, ambos decidiram migrar para o Planeta Terra e com o passar das gerações homens e mulheres esqueceram que vinham de planetas diferentes e começaram a ter grandes discussões em seus relacionamentos. Os Marcianos esperavam que as mulheres agissem como eles e as Venusianas
esperavam que os homens agissem como elas.
Ao longo do livro o autor cita diversas situações comuns entre casais, narrando discussões, ensinando como evitá-las, como terminá-las e como superá-las. Ele escreve um dicionário marciano e outro venusiano, para que sempre possamos entender o que o sexo oposto quer dizer com cada frase. Nesse livro é possível entender como homens e mulheres pensam, agem e se expressam de maneira diferente usando as mesmas palavras, o autor ensina como superar barreiras, ser mais compreensivo com o outro, expressar sentimentos ruins sem magoar e sempre manter o diálogo.

Achei esse livro fantástico! No momento eu estou solteira e culpava 100% meu ex-namorado por isso, com a leitura fui capaz de perceber que eu também errei bastante, principalmente por esperar que o meu namorado agisse da mesma forma que uma mulher agiria. Só realmente lendo o livro para entender todas essas situações, é uma leitura magnífica e muito esclarecedora, virou meu livro de cabeceira e acho que todos deveriam lê-lo antes de começar um relacionamento.
O único problema é que essa não é uma leitura rápida, pois não é possível ler tudo de uma vez só, a cada capítulo eu tive que parar, refletir, analisar minhas atitudes e pensar em que aspectos eu precisava de uma mudança. Também fiz algumas anotações, coloquei como título "O que eu aprendi com Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus", a cada capítulo, depois de fazer uma análise pessoal, eu anotei o que aprendi, para nunca mais esquecer. Com certeza meus relacionamentos futuros serão bem mais agradáveis, desde que meu próximo namorado também faça essa leitura.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Título original: Men are from Mars, Women are from Venus
Autor: John Gray
Ano de publicação: 1992
Gênero: Auto-Ajuda
N° de páginas: 304
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
Data do início da leitura: /04/2017
Data do término: /04/2017

DESAFIOS:
Livreando: Livro com autor que nasceu em abril
Bingo: Gênero que menos gosta

Esse é o quinto livro que eu li em abril, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro com autor que nasceu em abril", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!


Um comentário:

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com